Taxas dos fundos multimercado caem ao menor nível desde 2008, mostra levantamento
![]()
Por Nell Mackenzie
LONDRES (Reuters) - As taxas dos fundos multimercado caíram para a mínima desde a crise financeira global em 2008, disse a empresa de pesquisa Hedge Fund Research (HFR) nesta sexta-feira.
A HFR disse que as taxas dos fundos caíram em um ponto-base do segundo para o terceiro trimestre de 2022, para cerca de 1,35%. As taxas por performance caíram 4 pontos, para 16,01%.
Foi um ano desafiador para algumas classes de fundos multimercados, particularmente aqueles apenas comprados ('long-only') em ações. Isso pois os três principais índices acionários de Wall Street registraram sua primeira queda anual desde 2018 com o aumento da inflação e o risco de recessão.
O HFRI 500 Fund Weighted Composite Index, que acompanha a performance de muitos dos maiores fundos globais multimercado, teve declínio de 2,78% em 2022 até novembro.
"As taxas ainda estão muito altas, especialmente em relação ao resultado fraco, que infelizmente já dura muito tempo", disse Bruno Schneller, diretor-gerente da Invico Asset Management.
A HFR disse que fundos multimercados maiores se saíram melhor no terceiro trimestre. Os melhores desempenhos no índice composto ponderado tiveram um retorno positivo de 10,9%, enquanto o um décimo pior obteve uma média negativa de 14,3%.
"Os fundos multimercado que atraem mais capital e cobram as taxas mais altas geralmente são os gestores com um histórico longo e bem-sucedido", disse David Bizer, diretor-gerente da empresa de investimentos Global Customized Wealth. "Muitos dos melhores fundos estão fechados para novos entrantes, a fim de preservar sua capacidade de gerar retornos atraentes."
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global