Davos 2023: DP World prevê queda de 15% a 20% nos preços globais de fretes
![]()
Por Maha El Dahan
DAVOS (Reuters) - A DP World espera que as taxas de frete caiam de 15% a 20% em 2023, à medida que a demanda esfria, disse o vice-presidente-executivo e diretor financeiro da empresa de logística global, Yuvraj Narayan, à Reuters nesta segunda-feira.
Narayan disse que os primeiros sinais de queda na demanda são visíveis e as taxas de frete de transporte marítimo caíram fortemente em certas rotas, após agências como o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduzirem previsões de crescimento.
As taxas de frete são os preços pelos quais as cargas são entregues por contêiner de um ponto do globo para outro.
Os maiores problemas vêm de China, Europa e Estados Unidos, como os maiores países produtores e consumidores do mundo, disse Narayan, da DP World, em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Narayan disse que nas taxas de frete marítimo houve um declínio significativo nas taxas de frete entre 20% e 50% em relação aos picos do ano passado.
Houve três fatores primordiais para isso, disse Narayan, principalmente interrupções durante a pandemia de Covid-19, inflação na Europa devido à alta dos preços da energia e graves interrupções nas cadeias de suprimentos globais.
Essas interrupções persistem como resultado da guerra na Ucrânia e das sanções contra a Rússia, acrescentou.
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025