Confiança do consumidor no Brasil inicia 2023 em queda, diz FGV
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os consumidores brasileiros iniciaram 2023 com queda na confiança em janeiro devido ao pessimismo em relação aos próximos meses, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta quarta-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês queda de 2,2 pontos, atingindo 85,8 pontos.
"O resultado reflete o pessimismo em relação aos próximos meses, embora as famílias de menor poder aquisitivo ainda se mantenham otimistas", ressaltou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.
"A percepção sobre a situação atual não se altera muito em relação aos meses anteriores, ou seja, há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses", completou.
O Índice de Situação Atual (ISA) subiu ligeiramente de 70,9 em dezembro para 71,1 em janeiro , enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 3,6 pontos, para 96,7 pontos, retornando a nível abaixo da neutralidade.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Dólar acompanha exterior e cai ao menor valor em três semanas
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado