Petrobras tem alta de 6,1% nas reservas provadas em 2022 para 10,5 bi boe
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras registrou reservas provadas de 10,5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) no fim de 2022, segundo critérios da US Securities and Exchange Commission (SEC), alta de 6,1% ante o ano passado, informou a empresa em fato relevante ao mercado nesta quinta-feira.
No ano passado, a empresa realizou a maior adição de reservas de sua história pelo segundo ano consecutivo, com 2 bilhões de boe, disse a companhia, pontuando que fatores como produção e venda de ativos impediram um aumento ainda maior das reservas totais.
"Essa adição de reservas ocorreu, principalmente, em função do prosseguimento no desenvolvimento do campo de Búzios, e de novos projetos para aumento da recuperação de petróleo em outros campos das Bacias de Santos e Campos, além de apropriações pelo bom desempenho das jazidas", disse a empresa.
"Não tivemos alterações relevantes referentes à variação do preço do petróleo."
A empresa pontuou ainda que ocorreram reduções decorrentes da cessão de 5% de participação no Excedente da Cessão Onerosa em Búzios e do efeito dos acordos de coparticipação do Excedente da Cessão Onerosa de Atapu e Sépia, além de ações de cessão de direitos em campos maduros.
"A reposição orgânica de reservas, isto é, desconsiderando esses efeitos, resultou em 239% da produção desse ano", pontuou.
A relação entre as reservas provadas e a produção aumentou para 12,2 anos, disse a Petrobras.
A Petrobras ressaltou que, historicamente, submete à certificação pelo menos 90% de suas reservas provadas segundo o critério SEC. Atualmente, a empresa certificadora é a DeGolyer and MacNaughton (D&M).
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
Petróleo cai 1% para mínimas de quatro meses com negociações entre EUA e Irã
Produção de petróleo do Brasil sobe 16,9% em maio para 4,3 mi barris/dia, diz ANP
Petróleo entrou em novo patamar de US$75, mesmo sob incertezas da guerra, diz CEO da Petrobras
Queda no preço do petróleo alivia pressão sobre BCE para agir, afirma membro do banco
Recuo surpreendentemente rápido do preço do petróleo diminui urgência de ação do BCE, segundo fontes
Petróleo cai mais de 3% com alívio nas preocupações sobre oferta no Estreito de Ormuz