Nível de reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste deve fechar fevereiro em 75%, prevê ONS
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem encerrar o mês de fevereiro com 75% da capacidade, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.
Isso representaria um aumento de 6,7 pontos percentuais frente ao armazenamento registrado nesta sexta-feira, de 68,3%, na região onde estão os maiores lagos de hidrelétricas do país.
O ONS também projetou que as hidrelétricas da região receberão chuvas equivalentes a 109% da média histórica em fevereiro.
A recuperação dos principais reservatórios ocorre em meio a um período de chuvas favorável desde o fim do ano passado, assim como o observado no último período úmido, o que permitiu que o país afastasse a ameaça de um racionamento de energia com a crise hídrica de 2021.
Já para as demais regiões, a expectativa do ONS é de chuvas superando a média histórica no Sul (142%) e Norte (129%) e atingindo 100% da média no Nordeste.
O órgão estimou ainda uma queda de 1,5% na carga de energia elétrica no Brasil em agosto.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
S&P 500 e Nasdaq registram melhor trimestre desde 2020 apesar da guerra no Irã
Ex-presidentes e ex-diretores do BC declaram apoio à PEC de autonomia financeira da autarquia
Tesouro vê dívida bruta do Brasil em alta até 2029 e posterior recuo até 83,1% do PIB em 2036
Dólar fecha com leve queda em dia de disputa pela Ptax; sobe 2,3% no mês
Governo elimina subsídio de R$0,35 por litro de diesel e avalia outras reversões
Ibovespa fecha em queda e acumula quarto mês seguido no negativo