Vendas no varejo da Alemanha registram queda inesperada em dezembro em meio a alta de preços
![]()
Por Maria Martinez e Rachel More
BERLIM (Reuters) - As vendas no varejo da Alemanha caíram de forma inesperada em dezembro, com o período de compras de Natal prejudicado pela inflação alta e a crise energética reavivando temores de uma desaceleração mais acentuada na maior economia da Europa.
As vendas no varejo caíram 5,3% em dezembro em comparação com o mês anterior, informou o escritório federal de estatísticas nesta terça-feira. Analistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,2% em termos ajustados a preços.
"A forte queda nas vendas no varejo mostrou que nem mesmo o mercado de trabalho sólido por impedir que a inflação alta e a incerteza afete o consumo privado", disse Carsten Brzeski, chefe global de macro no ING.
As vendas no varejo caíram 6,4% em dezembro em termos reais na comparação com o ano anterior, informou o escritório de estatísticas.
Um pagamento único feito às famílias em dezembro como parte das medidas de alívio do governo para enfrentar o aumento das contas de energia ajudou a desacelerar a inflação harmonizada naquele mês para 9,6%, mas aparentemente fez pouco para estimular os gastos do consumidor.
(Reportagem de Friederike Heine, Rachel More e Rene Wagner)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair