Embrapa Pecuária Sul realiza expedição com foco em plantas forrageiras na região sul
Durante os dias 24, 25 e 26 de janeiro, os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Ana Cristina Mazzocato e Maurício Marini Köpp, realizaram uma expedição de coleta de gramíneas e leguminosas nativas do bioma Pampa para o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) e herbário da unidade.
Com o objetivo de dar maior destaque às plantas forrageiras da região sul, visando o melhoramento e a produção de sementes, foi realizado o convite ao pesquisador José Francisco Montenegro Valls, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, considerado referência na área de recursos genéticos vegetais em todo o Brasil.
A expedição teve foco nas regiões de Uruguaiana, Santana do Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Dom Pedrito. Na manhã do dia 27 de janeiro foram separadas as mudas para o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) e as exsicatas para o herbário. Pela tarde os pesquisadores realizaram uma reunião sobre as estratégias para o BAG, com alinhamento ao Programa de Melhoramento de Forrageiras (PMGs Forrageiras) da Embrapa.
No dia 30, nos campos experimentais da Embrapa Pecuária Sul, foi realizado o plantio das mudas selecionadas, pelos bolsistas do centro de pesquisa. Conforme a pesquisadora Ana Mazzocato, a coleta e manutenção das plantas selecionadas é estratégico não apenas para a conservação das espécies, mas também para o trabalho de seleção e melhoramento genético, de forma a ter novas opções de cultivares forrageiras para a pecuária no futuro.
0 comentário
Scot Consultoria: A semana começa sem alterações nos preços em São Paulo
Época das águas impulsiona a recria do gado, mas exige atenção redobrada ao manejo
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado