Chuvas seguem melhorando qualidade do milho na Argentina e BCBA destaca bom potencial das áreas tardias
![]()
Nesta quinta-feira (02), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que as últimas chuvas registradas ajudaram ao plantio da safra avançar para 96,5% dos 7,1 milhões de hectares projetados.
“Desde o relatório anterior, a incorporação de lavouras de milho destinados ao grão comercial concentrou-se no norte da área agrícola nacional. As chuvas registadas durante o corrente ano melhoram tanto a umidade para continuar com os trabalhos de semeadura, como o estado das áreas tardias do cereal que começaram a entrar no período de definição do rendimento”.
No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 22% em condições boas ou excelentes, 46% normais e 32% regulares ou ruins. Além disso, 56% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 44% regular ou seca.
Na semana passada, esses índices eram de 12% boas ou excelentes, 49% médias e 39% ruins. Do lado das condições hídricas, 51% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 49% com regulares ou secas.
A publicação destaca que, apesar das condições ruins vividas por grande parte dos primeiros plantios do cereal, as áreas mais tardias mantêm boas expectativas de rendimento.
“Grande parte dessas lavouras começou a passar pelos primeiros estágios reprodutivos com reservas hídricas renovadas no oeste da área agrícola. Paralelamente, a saúde dessas praças é boa, relatando apenas problemas com lagarta-do-cartucho e ferrugem em setores específicos”, explica a BCBA.
0 comentário
2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira