Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste divulga relatório do 4º trimestre de 2022
A Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste publicou, na última semana, o relatório do 4º trimestre de 2022 com destaque para a retrospectiva e perspectivas da produção de grãos e pluma na região Centro-Oeste.
A Aliança é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
De acordo com a publicação, Mato Grosso já colheu 13,61% da área de soja estimada para a safra 2022/2023 até o dia 27 de janeiro. No entanto, o trabalho nas lavouras está atrasado em 18,21 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 6,62 pontos percentuais em relação à média dos últimos cinco anos.
Segundo o Imea, o atraso é justificado pelas condições climáticas adversas, como chuvas abundantes e nebulosidade prolongada em boa parte do estado nas últimas semanas.
Há atraso também na semeadura em Goiás, sendo que 4,50% da área plantada já havia sido colhida até 27 de janeiro. Em Mato Grosso do Sul, a colheita da soja começou recentemente e conta com cerca de 0,50% das áreas colhidas até o final de janeiro.
Para a safra 2022/2023, as estimativas apontam para um aumento na produção da oleaginosa em Mato Grosso (+1,40%) e Mato Grosso do Sul (+41,73%), enquanto que em Goiás, a previsão é de queda (-3,25%) em função da expectativa de redução na produtividade, devido ao atraso da semeadura e falta de chuvas.
Quanto às culturas de milho e algodão 2ª safra, as semeaduras já começaram em Mato Grosso e Goiás.
As exportações de milho no Centro-Oeste atingiram uma marca histórica em 2022, registrando receita de US$ 8,58 bilhões, o que representa uma variação positiva de 149,81% em comparação ao ano anterior.
O relatório também apresenta as estatísticas das microrregionais do Centro-Oeste, custo de produção, de produção, mercado interno e internacional.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli