Colheita de soja do Paraná avançará nos próximos dias e expectativa ótima, diz Deral
![]()
SÃO PAULO (Reuters) -A colheita de soja do Paraná na safra 2022/23 atingiu 2% da área total cultivada no Estado, com um atraso que resultou em apenas pouco mais de 100 mil hectares colhidos, mas a expectativa é de evolução dos trabalhos nos próximos dias, à medida que uma parte importante das lavouras entra em maturação, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).
O ritmo de colheita está atrasado ante 2021/22 após as lavouras registrarem um alongamento de ciclo em meio a uma temporada mais chuvosa. O percentual colhido até segunda-feira representa um atraso de 13 pontos percentuais ante o visto nesta mesma época do ano passado, segundo dados do Deral. Até a semana passada, o importante produtor brasileiro de soja havia colhido apenas 1% da área estimada.
Contudo, o especialista do Deral Edmar Gervásio não vê motivo para preocupação.
“A safra, de modo geral, caminha com certa tranquilidade. A expectativa é de uma ótima produção, tanto para a primeira safra de milho como para a soja. A colheita ainda segue lenta, atrasada se comparar a safra anterior, porém não muito fora da média histórica”, declarou ele.
Segundo Gervásio, “os próximos dias devem apresentar um avanço na colheita”. De acordo com o Deral, 27% da área está em maturação.
Além disso, a expectativa é de menos chuvas nos próximos dias no Paraná, com precipitações abaixo da média história até o final da semana, segundo dados do terminal Eikon, o que deve favorecer a colheita.
O Paraná projeta uma área plantada recorde de soja na safra 2022/23, prevista em 5,74 milhões de hectares, aumento de 1% na comparação com a temporada passada.
MILHO
Já o plantio de milho segunda safra, realizado após a colheita de soja, foi concluído em apenas 4% da área total, 1 ponto percentual acima do dado da semana anterior, também com forte atraso na comparação com os 19% do mesmo período do ano passado.
O Deral manteve as avaliações para a safra de soja, apontando que 81% das lavouras estão em boa condição, após ajustar para baixo a estimativa de safra para 20,7 milhões de toneladas, ao final de janeiro. O volume representa um aumento de quase 70% na comparação com a temporada passada, quando a seca devastou as lavouras.
No caso do milho segunda safra, 100% das lavouras estão em boas condições. O Deral estima a colheita em 15,37 milhões de toneladas, alta anual de 16%.
Já a colheita de milho primeira safra atingiu 4% das áreas, também abaixo dos 19% do mesmo período do ano passado.
O órgão estadual estima a produção de milho verão em 3,69 milhões de tonelada, avanço anual de 24%.
(Por Roberto Samora; edição de Nayara Figueiredo)
0 comentário
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões
Arroz/Cepea: Ainda lentos, negócios visam atender ao PEP e Pepro