Reuters: Grupo de trabalho da reforma tributária deve ser instalado até a 4ª-feira, diz coordenador
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O grupo de trabalho que discutirá a reforma tributária na Câmara deve ser instalado até a quarta-feira desta semana, afirmou o coordenador do colegiado, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Segundo o parlamentar, ainda falta a indicação de membros por parte das bancadas, mas não é necessário que o colegiado esteja completo para ser instalado, ocasião em que são formalizados o coordenador e o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que já relatou o tema em uma comissão mista do Senado e da Câmara.
Em discussão há anos no Legislativo, o tema da reforma tributária atualmente é abordado em duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) principais que aguardam votação: a PEC 45, na Câmara, elaborada pelo atual secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, e a PEC 110, no Senado. Ambas têm como denominador comum a extinção ou unificação de tributos sobre bens e serviços.
Em termos regimentais, a PEC 45 está pronta para ser votada pelo plenário da Câmara. Uma votação, no entanto, carece de acordo, dada a complexidade do tema e a exigência de um quórum especial para aprovação de pelo menos 308 votos favoráveis entre os 513 deputados.
O governo já manifestou preferência pelo texto da Câmara em declarações de ministros e lideranças aliadas.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
0 comentário
Dólar oscila em margens estreitas, pouco abaixo dos R$5,40
Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil
Ações da China e Hong Kong fecham em alta após Pequim prometer apoio ao crescimento
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia