Embrapa Agropecuária Oeste e Coamo devem fechar parceria

Publicado em 24/02/2023 08:17
Pesquisas da Embrapa em sistemas de produção em Mato Grosso do Sul estão na mira da cooperativa

Os chefes adjuntos de Transferência de Tecnologia e de Pesquisa & Desenvolvimento, Auro Otsubo e Walder Nunes, respectivamente, além do supervisor do NDI, Rafael Fontes, receberam o gerente de assistência técnica da Coamo, Marcelo Sumiya e o coordenador da Fazenda Experimental da Coamo em Dourados, MS, Marcos Vinícius Garbiate para discutirem possíveis agendas conjuntas para o setor agropecuário em Mato Grosso do Sul. “O estabelecimento de parcerias entre as duas instituições no desenvolvimento e divulgação tecnológica nas diversas cadeias produtivas e fatores dos sistemas de produções vigentes é de fundamental importância para a garantia ao produtor na busca por maiores produtividades e rentabilidade”, analisa o chefe adjunto de P&D, Walder Nunes.

A cooperativa que possui fazenda experimental no estado do Paraná há 47 anos, está instalando uma fazenda experimental em Dourados/MS de, aproximadamente, 70 hectares. “Desde o início, a diretoria [da Coamo] entende que a pesquisa tem que caminhar junto com o desenvolvimento. E a parte técnica é o alicerce do desenvolvimento do cooperado”, diz Sumiya. Ele ainda explica que a função da cooperativa é realizar a difusão de tecnologia, “principalmente, com as entidades de pesquisa”.

Para a Coamo, segundo o gerente técnico, a Embrapa Agropecuária Oeste é um parceiro estratégico, e assim também é considerada a cooperativa pela Unidade de Pesquisa da Embrapa. O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Otsubo, afirma que as duas instituições trabalhando juntas possibilitará que as tecnologias produzidas pela equipe da Embrapa sejam validadas de forma eficiente e eficaz, uma vez que, atualmente, a Coamo trabalha diretamente em uma área de 1,3 milhões de hectares, em 12 municípios de Mato Grosso do Sul, das mais diferentes regiões.

A Coamo atua em três estados no Brasil: Paraná (onde fica sua sede), Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No total, são 31 mil cooperados, o que totaliza uma área de atuação de 3,1 milhões de hectares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário