Ações europeias tem início de semana forte após maior queda semanal do ano
![]()
Por Shreyashi Sanyal e Bansari Mayur Kamdar
(Reuters) - O índice europeu STOXX 600 subiu nesta segunda-feira, apoiado por ganhos em todos os principais setores, recuperando-se de sua maior queda semanal de 2023 devido aos temores de mais aumentos nas taxas de juros nos Estados Unidos e na zona do euro.
O índice de blue chips subiu 1,1%. O STOXX 600 havia perdido 1,4% na semana passada, depois que dados de inflação dos EUA mais altos do que o esperado fomentaram as apostas de que o Federal Reserve continuará elevando os juros.
Elevando o otimismo, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, fechou um novo acordo com a União Europeia sobre as regras comerciais pós-Brexit para a Irlanda do Norte. Ele disse que abrirá caminho para um novo capítulo no relacionamento de Londres com o bloco.
Uma libra mais firme após o anúncio de Sunak, no entanto, pesou no FTSE 100 do Reino Unido , com o índice, que tem grande peso de exportadores, ficando atrás dos pares regionais.
Todos os principais índices setoriais da zona do euro encerraram a sessão em alta, com ganhos de 1,4% a 1,8% em setores vistos como mais arriscados pelo mercado, incluindo petróleo e gás , tecnologia e automóveis e peças de automóveis .
As pressões sobre os preços na zona do euro mostraram sinais de redução recentemente, mas o Banco Central Europeu ainda deve aumentar os juros em março devido a temores de que a inflação possa ser mais rígida do que os mercados esperavam.
No entanto, o STOXX 600 superou o índice S&P 500 até agora este ano, impulsionado por dados recentes mostrando uma melhora nas perspectivas econômicas e pela reabertura da China.
(Reportagem de Shreyashi Sanyal, Johann M Cherian e Bansari Mayur Kamdar em Bengaluru)
0 comentário
Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil
Ações da China e Hong Kong fecham em alta após Pequim prometer apoio ao crescimento
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026