Economia paulista cresceu 2,8% em 2022
O Produto Interno Bruto - PIB do Estado de São Paulo encerrou o ano de 2022 com desempenho positivo de 2,8%. O resultado foi proporcionado principalmente pelo crescimento de 3,6% do setor de serviços, enquanto a indústria teve elevação de 0,9% e a agropecuária recuou 0,3%, de acordo com estudo da Fundação Seade.
No trimestre encerrado em dezembro, já descontados os efeitos sazonais, o PIB retraiu 0,7%; no entanto, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a economia cresceu 3,2%.
Entre os meses de novembro e dezembro, a economia paulista decresceu 1,0%, já descontados os efeitos sazonais, com desempenhos negativos nos setores da indústria (-1,3%) e serviços (-0,8%) e crescimento na agropecuária (2,2%).
Na comparação com igual mês do ano anterior, o PIB cresceu 0,8%, com acréscimos na indústria (0,9%) e serviços (2,1%) e queda de 9,6% na agropecuária.
Com base nesses resultados, as projeções da Fundação Seade para o PIB paulista em 2023 são de mínima de 0,0%, média de 0,6% e máxima de 0,8%, reforçando a perspectiva de desaceleração do crescimento em patamares inferiores ao do ano anterior. Com relação ao PIB brasileiro, são projetadas mínima de -0,1%, média de 0,2% e máxima de 0,6%.
Em relação ao PIB+30, em comparação a dezembro de 2022, o indicador recuou 1,6%. No entanto, no acumulado de 12 meses, o PIB+30 registrou crescimento de 2,9%.
0 comentário
Alckmin e Fonteles são principais apostas para comando da Fazenda, dizem fontes
Ibovespa segue fragilizado com investidor atento a sinal fiscal após tombo com reeleição de Lula
Argentina não registrou entrada de Flávio Bolsonaro no país
S&P 500 e Nasdaq abrem em alta enquanto petróleo recua antes da decisão do Fed
Taxas têm perdas firmes com mercado ajustando posições antes de leilão do Tesouro
Ibovespa sinaliza acomodação na abertura após tombo com desfecho eleitoral