Rondônia projeta aumentar produtividade da soja em 5 sc/ha e lamenta gargalo logístico
Podcast
Rondônia projeta aumentar produtividade da soja em 5 sc/ha e lamenta gargalo logístico
![]()
A colheita da soja 2022/23 atingiu cerca de 60% das lavouras plantadas em Rondônia e, conforme os trabalhos vão avançando, as projeções de boas produtividades vão se confirmando no estado.
Segundo o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO, Vicente Godinho, a expectativa é superar a produtividade média registrada na safra passada em 5 sacas por hectare e obter safra recorde diante do aumento também da área semeada.
Detalhando as regiões, o pesquisador aponta que a região de Vilhena tem colheita em 90%, seguido pelo Norte do estado com 60%, região central com 50% e Sul, próximo à Cerejeiras, com dificuldades devido ao excesso de chuvas e vagens com anomalias.
Outra dificuldade enfrentada pelos produtores rondonienses é a logística, que na visão do membro da Aprosoja RO é o principal gargalo do agro estadual. Ele comenta que, há alguns anos, Rondônia exportava menos de 1 milhão de toneladas de grãos e que em 2023 deve exportar 12 milhões, utilizando a mesma infraestrutura de estradas e portos.
Olhando para as segundas safras de algodão e milho, Godinho relata que o plantio de ambas as culturas está sendo bem realizado e que os produtores do estado apostam muito no milho safrinha em 2023 como forma de aumentar a renda e recuperar dívidas após os altos custos de produção desta temporada.
Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO no vídeo.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira