Na Expodireto, ministro Fávaro defende redução de taxas de juros para o setor e segurança jurídica

Publicado em 06/03/2023 14:52
A Expodireto Cotrijal é considerada uma das maiores feiras do agronegócio internacional.

Em Não-Me-Toque (RS), durante a abertura da 23ª edição da Expodireto Cotrijal nesta segunda-feira (6), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu a redução de taxas de juros para o agro.

“Temos uma inflação controlada, temos índices de crescimento reduzidos e as contas públicas sob controle. Por isso é possível a redução das taxas de juros para que possamos criar um novo programa de investimento”. Segundo o ministro, o Mapa já está trabalhando com uma linha de crédito junto ao BNDES com taxas de juros reduzidas.

A Expodireto Cotrijal é considerada uma das maiores feiras do agronegócio internacional. O evento, focado em tecnologia e negócios, acontece até o dia 10 de março no Parque de Exposições da Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS).

"A Expodireto é um evento de negócios. Aqui vem se buscar informações, desenvolvimento e vem se reivindicar soluções políticas não-partidárias, mas políticas para o agronegócio. A feira tem também um papel importante no trabalho de construção em defesa do produtor”, disse o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica.

Em 2022, a feira movimentou R$ 4,9 bilhões em operações de venda de máquinas, equipamentos, tecnologias e serviços. São mais de 580 expositores no Parque, que foi ampliado para 131 hectares.

Durante o evento, outro ponto destacado pelo ministro é acabar com o preconceito entre os próprios produtores rurais. "Nós precisamos acabar com o preconceito de que pequenos produtores não podem ter o sonho de um pequeno pedaço de terra. Conheci um assentamento de reforma agrária com 15 cooperativas de agroindústrias e eles estavam muito focados em produzir e verticalizar a sua produção e se agregar ao cooperativismo”, completou.

Fávaro também afirmou que o governo não vai apoiar a invasão de terras produtivas. “Nós repudiamos a invasão de terras privadas produtivas. Não é assim que se constrói uma nação soberana que cumpre as leis e respeita o direito individual”, ressaltou o ministro.

No Rio Grande do Sul, o ministro também visitou a fábrica da BSBIOS, em Passo Fundo. A empresa produz, por meio de oleaginosas e gorduras animais, um biocombustível renovável e menos poluente, o biodiesel. Na cadeia do agronegócio, ainda industrializa farelo de soja e subprodutos.

Homenagem

Na noite de domingo (05), Carlos Fávaro recebeu o Troféu Brasil Expodireto 2023 na categoria Personalidade do Agro Nacional.

O objetivo da premiação é homenagear empresas, instituições e personalidades que mais se destacaram por suas atuações em prol do desenvolvimento do agro no cenário brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ministério Agricultura

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário