Governo repudia invasão de terras privadas produtivas, diz Fávaro
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira que o governo federal é contrário à invasão de terras produtivas, após o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadir três fazendas de eucalipto da Suzano na Bahia, na semana passada.
"Nós repudiamos a invasão de terras privadas produtivas. Não é assim que se constrói uma nação soberana que cumpre as leis e respeita o direito individual", afirmou ele durante participação na feira agrícola Expodireto Cotrijal, no Rio Grande do Sul, conforme comunicado do ministério.
Também durante o evento, Fávaro defendeu a redução nas taxas de juros pagos pelos agricultores no crédito rural.
"Temos uma inflação controlada, temos índices de crescimento reduzidos e as contas públicas sob controle. Por isso é possível a redução das taxas de juros para que possamos criar um novo programa de investimento."
Segundo o ministro, a pasta já está trabalhando com uma linha de crédito junto ao BNDES com taxas de juros reduzidas.
No mês passado, o indicado para a Secretaria de Política Agrícola do ministério, Neri Geller, disse que a pasta pretende reduzir juros no próximo Plano Safra, referente a 2023/24, mas para tanto precisará de "força política".
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
1 comentário
Na Agrishow, Bayer apresenta soluções que aproximam o produtor da agricultura do futuro
Fertilizantes disparam até 63% e levam relação de troca do agricultor ao pior nível em anos
Podcast NA #109 - Como as AgTechs estão mudando o jogo no campo
Fendt apresenta nova plantadeira de 40 linhas com tanques de sementes e fertilizantes otimizados
Novos modelos M5 da Valtra serão apresentados nesta semana na Agrishow 2026
Aumento dos fertilizantes por guerra do Irã pode impactar safras de grãos do próximo ano
Vladimir zacharias Indaiatuba - SP
Tudo conversa mole desses políticos.
A verdade é que esse governo odeia os produtores rurais. "O agro é facista e direitista diz o Larápio". Assim só podemos contar é com nós mesmos. Reunir os vizinhos, formar grupos de Zap, valorizar os Sindicatos e responder rápido e a altura são nossas únicas armas. Parabéns produtores da Bahia!Correto Sr. Wladmir. A esquerda radical, sempre interferiu negativamente, na liberdade econômica de empreender, principalmente no agro, a fim de executar seu payernalismo, ou seja. Fazer caridade com chapéu alheio.
Paternalismo.