Ações europeias caem após comentários de Powell alimentarem temores de aumento dos juros
![]()
Por Ankika Biswas e Shreyashi Sanyal
(Reuters) - As ações europeias registraram sua maior queda diária em duas semanas nesta terça-feira, com investidores avaliando as perspectivas de um aumento de 0,50 ponto percentual nos juros pelo Federal Reserve após comentários agressivos do chair do banco central, Jerome Powell.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,77%, a 460,60 pontos, com as ações imobiliárias e de tecnologia sofrendo um forte golpe.
O Fed pode precisar aumentar os juros mais do que o esperado e está preparado para avançar em passos maiores no aperto monetário se os dados a serem divulgados exigirem medidas mais duras para controlar a inflação, disse Powell em comentários preparados para audiência perante o Comitê Bancário do Senado norte-americano.
A fala veio antes das reuniões de política monetária do Fed e do Banco Central Europeu (BCE) ainda neste mês.
"Os mercados estão reprecificando as perspectivas das taxas de juros", disse Patrick Armstrong, diretor de investimentos da Plurimi Wealth.
"As economias em todo o mundo estão se mostrando bastante resilientes até agora este ano --embora isso seja uma boa notícia para o crescimento, é uma má notícia para as pressões inflacionárias que todos os bancos centrais estão enfrentando."
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,13%, a 7.919,48 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,60%, a 15.559,53 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,46%, a 7.339,27 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,67%, a 27.761,57 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,05%, a 9.411,10 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,22%, a 6.030,11 pontos.
0 comentário
S&P 500 e Nasdaq abrem em alta enquanto petróleo recua antes da decisão do Fed
Taxas têm perdas firmes com mercado ajustando posições antes de leilão do Tesouro
Ibovespa sinaliza acomodação na abertura após tombo com desfecho eleitoral
Dólar cai mais de 1% no Brasil depois de disparada pós-eleição
Preços ao produtor aceleram no Brasil em setembro, com alta de 1,54%
Rússia e Ucrânia iniciam cessar-fogo em Oleshky, mas continuam ataques em outras regiões