Nu, Inter&Co, PagSeguro e Mercado Livre dizem não ter exposição ao SVB
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Algumas instituições financeiras brasileiras com ações listadas no mercado norte-americano anunciaram não ter exposição ao Silicon Valley Bank, a fim de evitar contágio do colapso do banco em seus papéis.
Entre o sábado e esta segunda-feira, Nu Holdings, Inter&Co e PagSeguro afirmaram em comunicados separados que, assim como suas subsidiárias, não possuem qualquer exposição ao SVB, especializado em financiamento a startups de tecnologia.
A Nu Holdings é dona do Nubank, enquanto o Inter&Co possui o banco Inter e a PagSeguro tem o PagBank. Por volta das 13h15 (horário de Brasília), as ações da Nu em Nova York avançavam 3,9%, enquanto Inter tinha queda de 4,45%. Já os papéis da PagSeguro subiam 0,85%.
Procurado pela Reuters, o Mercado Livre, dono do Mercado Pago, também afirmou em nota que não tem depósitos no SVB. As ações da companhia, que se apresenta como maior ecossistema de comércio online e pagamentos da América Latina, tinham elevação de 0,56% em Wall Street. A empresa, de sede no Uruguai, tem grande parte de sua operação no Brasil.
O Inter tem mais de 25 milhões de clientes no Brasil e nos Estados Unidos e atua em uma série de serviços financeiros. O Nu tem mais de 70 milhões de clientes, com operações presentes no Brasil, México e Colômbia. O Mercado Livre está em 18 países, incluindo Brasil, México, Colômbia e Chile.
O Silicon Valley Bank foi fechado na última sexta-feira por reguladores nos EUA, sendo o maior banco a quebrar naquele país desde a crise financeira de 2008, em meio a um forte declínio nos depósitos de startups na instituição, na esteira de uma seca de financiamento de capital de risco.
O SVB foi produto de décadas de dinheiro barato, com riscos únicos que o tornaram especialmente vulnerável. Preocupações de que outros bancos regionais tenham semelhanças com ele se espalharam rapidamente, o que fez autoridades norte-americanas lançaram medidas de emergência no domingo.
(Por Alberto Alerigi Jr e Paula Arend Laier)
0 comentário
Taxas de DIs sobem em sintonia com petróleo e Treasuries após Trump anunciar fim de acordo com Irã
Wall Street recua após declarações de Trump sobre Irã pesarem sobre os mercados
Trump diz acreditar que Israel retirará tropas do sul do Líbano
PF faz busca na casa de Bolsonaro à procura de armas, mas não encontra nada, diz advogado
Gerp: Flávio tem 45% contra 42% de Lula no 2º turno
Rússia lança terceiro ataque aéreo contra Kiev em uma semana, dizem autoridades