Ibovespa mostra indefinição após 5 quedas conforme cautela persiste
![]()
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa não mostrava uma tendência clara nesta quinta-feira, com agentes financeiros repercutindo a ajuda do banco central suíço ao Credit Suisse, enquanto permanece a dúvida sobre como as preocupações com uma eventual crise bancária afetarão a decisão de política monetária do Federal Reserve na próxima semana.
No Brasil, o foco segue na nova regra fiscal, que pode ser definida na próxima semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na véspera que ainda não viu a proposta preparada pela equipe econômica, mas quer ter o projeto definido antes da sua viagem à China. Ele embarca dia 24.
Às 11:09, o Ibovespa subia 0,3%, a 102.981,7 pontos, após cinco quedas consecutivas, período em que acumulou declínio de 3,6%. O volume financeiro no pregão somava 4,6 bilhões de reais.
O Credit Suisse decidiu emprestar até 54 bilhões de dólares do banco central da Suíça para reforçar a liquidez e a confiança dos investidores, um dia após suas ações despencarem 24%, em meio à desconfiança de investidores com o banco, que passa por uma reestruturação após uma série de problemas e escândalos.
A notícia apoiava uma forte recuperação nos papéis do segundo maior banco daquele país, que disparavam 17,91 %, a 2,00 francos suíços.
No Brasil, o Credit Suisse buscou acalmar clientes na quarta-feira, ressaltando em uma apresentação de PowerPoint em português que a estrutura de capital do banco continua sólida e procurando afastar comparações com o norte-americano SVB, fechado por reguladores norte-americanos na semana passada.
Em Wall Street, o S&P 500 cedia 0,58%, com investidores repercutindo as novidades sobre o Credit Suisse, mas também novos dados econômicos dos Estados Unidos, sem consenso para o desfecho da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed nos dias 21 e 22 de março.
"Os mercados evidenciam uma postura ainda cautelosa", afirmou a Ágora Investimentos, em nota a clientes.
Na visão da equipe da corretora, se por um lado o Credit Suisse aceitar ajuda do BC suíço para fornecer liquidez reduz temores sobre um eventual contágio no sistema financeiro na Europa e globalmente, por outro lado há ainda expectativa quanto ao destino de juros nas importantes economias à frente.
Antes da decisão do Fed na próxima semana, para qual ainda prevalece a aposta de um aumento de 0,25 ponto percentual, mas existem também expectativas de manutenção, o Banco Central Europeu elevou nesta quinta-feira as taxas de juros em 50 pontos-base, como prometido.
DESTAQUES
- YDUQS ON cedia 0,14%, a 7,35 reais, tendo já trocado de sinal mais de uma vez desde a abertura, após balanço do quarto trimestre mostrar prejuízo líquido de 84 milhões de reais, enquanto o grupo de educação também projetou investimentos de 450 milhões de reais para 2023. Em teleconferência sobre o resultado, executivos afirmaram ver retomada de concorrência por preço na educação superior em 2023.
- TAESA UNIT perdia 2,26%, a 36,41 reais, com salto no lucro líquido sob o critério regulatório para 386,7 milhões de reais no quarto trimestre pela transmissora de energia elétrica, mas queda no resultado pelo critério IFRS para 22,8 milhões de reais.
- JBS ON avançava 7,58%, a 20,71 reais, com o setor de proteínas entre as maiores altas do Ibovespa. MARFRIG ON valorizava-se 9,61% e MINERVA ON subia 6,22%. O Itaú BBA chamou a atenção para a notícia da Reuters da véspera de que infecções por peste suína africana na China começaram a aumentar relativamente por volta do feriado do Ano Novo Lunar em janeiro, e ressaltou que, no caso de uma intensificação do surto, preferem operar o evento por meio de exportadores de carne bovina, em vez de carne suína ou de aves.
- MRV ON ganhava 3,62%, a 7,72 reais, tendo como pano de fundo também expectativas relacionadas ao programa habitacional da cidade de São Paulo "Pode Entrar". Em entrevista publicada na véspera pelo jornal O Estado de S. Paulo, o secretário municipal da habitação, João Farias, disse que a prefeitura paulistana deve concluir a fase de habilitação das construtoras dentro do programa até o fim desta semana, dando início às primeiras contratações de projetos em abril. "Este é um gatilho muito esperado para Tenda e MRV", apontou o Bradesco BBI. "Se as licitações dessas empresas forem realmente vencedoras, isso pode representar uma boa entrada de recursos e um alívio considerável no nível de endividamento das companhias", acrescentou. TENDA ON, que não está no Ibovespa, mostrava acréscimo de 0,32%.
- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,51%, a 23,76 reais, e BRADESCO PN tinha elevação de 1,4%, a 13,72 reais, acompanhando o alívio com o setor nos mercados e em papéis de bancos globalmente. BANCO DO BRASIL ON registrava acréscimo de 0,53%, mas SANTANDER BRASIL UNIT perdia 0,38%.
- PETROBRAS PN recuava 0,56%, a 23,21 reais, em mais uma sessão de queda dos preços do petróleo no exterior. A companhia disse na quarta-feira que o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou, de forma suplementar, três indicações ao conselho de administração da petrolífera.
- VALE ON caía 0,58%, a 80,98 reais, seguindo os futuros do minério de ferro, com o contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrando as negociações diurnas com queda de 2,8%, a 902 iuanes (130,75 dólares) a tonelada, depois de atingir mais cedo 897,50 iuanes, o menor nível desde 9 de março. Funcionários da Vale também afirmaram à Reuters que a mineradora produziu pela primeira vez pelotas de minério de ferro sem o uso de carvão mineral, em escala industrial.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global