Veterinários do Espírito Santo recebem treinamento para detecção da Influenza Aviária e Doença de NewCastle
Cerca de 40 médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), serviço oficial de defesa sanitária do Espírito Santo, participaram de treinamento sobre Influenza Aviária e Doença de NewCastle, no auditório da Superintendência de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES/Mapa).
A capacitação contou ainda com representantes da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A iniciativa faz parte das medidas preventivas que estão sendo adotadas pela SFA-ES e Idaf contra a entrada da Influenza Aviária no estado do Espírito Santo.
O curso teve duração de dois dias. No primeiro dia pela manhã, ocorreram as palestras do coordenador do Programa de Sanidade Avícola do Idaf, Leandro Marinho, sobre a situação da avicultura comercial no ES e no país; e da auditora fiscal e chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Serviços Pecuários e Saúde Animal (SISA/DDA/SFA-ES), Letícia Alves, sobre Influenza Aviária e NewCastle, principais doenças do Programa Nacional de Sanidade das Aves.
Na parte da tarde, foi realizada palestra do Ipram, seguida de palestra do IDAF sobre vigilância passiva de síndrome respiratória e nervosa das aves; definição de casos e fluxo de investigação. No dia seguinte, ocorreu a parte prática do treinamento, com necropsia e coleta de amostras para diagnóstico de síndrome nervosa e respiratória das aves, no laboratório da Universidade de Vila Velha (UVV).
Maior exportador de carne de aves do mundo e terceiro maior produtor, o Brasil nunca registrou ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. “Estamos em alerta, pois até abril dura o período migratório de aves silvestres, que são hospedeiros naturais e reservatórios do vírus causadores da doença, da América do Norte para a América do Sul”, ressaltou Letícia.
Marinho destacou a responsabilidade compartilhada entre o serviço oficial e o produtor. “Todos devem ficar atentos. A detecção precoce e a notificação de suspeitas de Influenza Aviária são muito importantes para evitar a disseminação da doença e, como consequência, um prejuízo maior. No Espírito Santo, a notificação de casos suspeitos ou a identificação de mortes anormais, deve ser notificada obrigatoriamente ao Idaf”.
A Influenza Aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves produtoras de alimentos, assim como aves de estimação e selvagens. O vírus não é transmitido pela carne de aves e nem pelo consumo de ovos.
0 comentário
Exportações de carne suína registram recorde histórico em março
Suinocultura começa 2026 pressionada e ainda sem reação clara nos preços
Mesmo com crise no Oriente Médio, exportações de carne de frango crescem 6% em março
Avicultura mantém equilíbrio em 2025, mas já enfrenta novos desafios em 2026
Suinocultura da Ucrânia enfrenta custo bilionário para atender normas da União Europeia
Aumento de ovos com poeira acende alerta na avicultura do Reino Unido