Influenza aviária: Uruguai vai adquirir 10 milhões de doses para vacinar galinhas
O titular do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai, Fernando Mattos, informou, nesta quinta-feira, 23, no Palácio Legislativo, que foram detectados sete focos de gripe aviária, que estão distribuídos nos departamentos de Maldonado, Tacuarembó, Montevidéu , Canelones e, recentemente, no parque Tálice, nas Flores.
“Claramente, isso mostra que há uma circulação viral e que corremos um risco crescente de afetar o sistema produtivo”, disse o chefe.
Ele também indicou que, de acordo com as recomendações do comitê de vacinas do MGAP e de especialistas, o Presidente da República, Luis Lacalle Pou, decidiu iniciar a inoculação com duas doses, para galinhas poedeiras e reprodutoras.
Nesse sentido, mencionou que nas próximas semanas chegarão dois tipos de vacinas: a inativada e a vetorizada, que serão adquiridas na França e no México.
Mattos enfatizou que o sistema de vacinação já está programado em conjunto com as empresas, para atingir a cobertura precoce, pois a reação é gerada em cerca de 15 dias a partir da inoculação.
"A melhor defesa para que o vírus não entre nos sistemas de produção são as medidas de biossegurança que devem ser adotadas", explicou o secretário de Estado, que considerou que se houver apenas uma ave infectada em um galpão, todas devem ser eliminadas. .
Ele também insistiu que a doença não é transmitida pelo consumo de alimentos derivados do setor, que a probabilidade de afetar uma pessoa é baixa e que até agora não houve consequências comerciais nos mercados internacionais.
Sobre o ecoparque Tálice, adiantou que se encontra encerrado temporariamente, por ser um passeio muito concorrido, e que se inicia o acompanhamento epidemiológico dos animais afetados.
0 comentário
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?
Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná