Olivicultores debatem criação de núcleo do Ibraoliva no Paraná
Os produtores de oliveiras do Paraná estão se estruturando para ampliar a produção e garantir a representatividade local junto às autoridades e instituições. No final deste mês, em Curitiba, uma reunião vai definir a criação de um núcleo de produtores paranaenses vinculados ao Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).
A ideia surgiu depois da realização de um encontro com dia de campo e palestra em Irati, com a participação do presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes. "Tivemos a ideia de fazer um núcleo no Estado vinculado ao Ibraoliva pois é melhor fazermos um núcleo junto a uma entidade que tem força e respaldo", destaca o olivicultor José Thadeu Tonial Loureiro.
O produtor salienta que os olivicultores paranaenses, em sua grande maioria, ainda são pequenos com áreas menores e estão engatinhando, além de estarem espalhados pelo Estado. Mas já existem projetos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) para a expansão da olivicultura no Estado.
De acordo com Fernandes, o encontro em Irati reuniu cerca de 40 pessoas, entre produtores e interessados na cultura. "Foi muito positivo e o pessoal está muito animado. Foi um momento importante para esta aproximação com o Paraná. Eles têm esta convicção de que precisamos estar unidos para avançarmos nas demandas tendo representatividade junto ao poder público. É um passo importante para o Ibraoliva para se consolidar como a entidade que representa a olivicultura brasileira", ressalta.
0 comentário
Biopower, da JBS, investe R$ 140 milhões e projeta produção recorde de 650 milhões de litros de biodiesel
IGP-M surpreende com estabilidade em dezembro e acumula deflação de 1,05% em 2025
Muito além de predadores: Especialistas explicam os insetos como defensores naturais da agricultura
Fundesa-RS completa 20 anos com papel decisivo no controle sanitário e projeção de novos investimentos
Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia