Em Aral Moreira (MS) atraso no plantio do milho safrinha deve diminuir áreas do cereal e expectativa é de menor produtividade
Podcast
Em Aral Moreira (MS) atraso no plantio do milho safrinha deve diminuir áreas do cereal e expectativa é de menor produtividade
![]()
A safra de soja com ciclo alongado pelos dias mais frios para a cultura e chuvas substanciais no final do desenvolvimento e colheita acabaram atrasando em cerca de 20 dias o plantio da safrinha de milho em Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul. As informações são do produtor rural Dante Ribeiro.
Ele explica que devido a este atraso, a área em sua propriedade que costuma ser destinada para o plantio do milho safrinha foi semeada com o cereal em 80% do espaço, sendo que o restante será ocupado pela aveia. "Com esse atraso, o milho vai pegar mais dias de inverno, ou seja, menos água, mais dias frios, e aqui temos a mesma características que algumas regiões do Paraná, que são propensas a geadas, expondo o milho ao risco", explica. Desta forma, ele detalha que apenas pelos dias atrasados, a perspectiva de perdas na safrinha é de, ao menos, 20%. "Tanto eu quanto outros produtores aqui da região só plantaram o milho, ou não reduziram ainda mais a área, porque já estavam com os insumos comprados, como sementes, por exemplo", completou.
Sobre a soja, Ribeiro conta que houve alguns dias com temperaturas mais baixas que acabaram estendendo o ciclo da oleaginosa em torno de 15 dias para algumas cultivares, e além disso, houve o atraso por chuvas subsequentes no final da cultura e durante a colheita. "Inclusive, para tentar diminuir os riscos de avaria nos grãos, corremos para conseguir mais maquinários para trabalhar nas curtas janelas que dava para entrar no campo, e isso elevou os custos de produção", afirmou Ribeiro.
0 comentário
Milho fecha com forte queda na B3 pressionado pelo dólar, clima no BR e baixas em Chicago
Bolsa eleva previsão de safra de milho da Argentina a patamar recorde
Milho cai mais de 1% na B3 nesta 4ª, e preços estão pressionados também no BR com dólar em queda
Com plantio iniciado nos EUA, milho fecha terça-feira caindo mais de 1% em Chicago
Brasil exportou 12,8% mais milho em março/26 do que em março/25, mas mercado liga o alerta para o restante do ano
Cigarrinha-do-milho causa prejuízo de 25,8 bilhões de dólares ao País em quatro anos