FMI alerta que turbulência financeira mais profunda prejudicará crescimento global
![]()
Por David Lawder
WASHINGTON (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional reduziu ligeiramente nesta terça-feira sua perspectiva de crescimento global para 2023 uma vez que taxas de juros mais altas esfriam a atividade, mas alertou que um agravamento severo da turbulência do sistema financeiro pode reduzir a produção para níveis próximos da recessão.
O FMI disse em seu relatório Perspectiva Econômica Global que os riscos de contágio do sistema bancário foram contidos por medidas fortes adotadas após a falência de dois bancos regionais dos Estados Unidos e a fusão forçada do Credit Suisse.
Mas a turbulência adicionou outra camada de incerteza além da inflação elevada e das repercussões da guerra da Rússia na Ucrânia.
"Com o recente aumento na volatilidade do mercado financeiro, a neblina em torno das perspectivas econômicas mundiais aumentou", disse o FMI em meio às reuniões de primavera com o Banco Mundial esta semana em Washington.
"A incerteza é elevada e o balanço de riscos mudou firmemente para negativo enquanto o setor financeiro permanecer instável", acrescentou o Fundo.
O FMI agora prevê um crescimento do PIB global de 2,8% para 2023 e 3,0% para 2024, marcando uma forte desaceleração do crescimento de 3,4% em 2022 devido a uma política monetária mais apertada.
As previsões para 2023 e 2024 foram reduzidas em 0,1 ponto percentual em relação às estimativas divulgadas em janeiro, em parte devido a desempenhos mais fracos em algumas economias maiores, bem como expectativas de mais aperto monetário para combater a inflação.
A perspectiva do FMI para os EUA melhorou ligeiramente, com crescimento em 2023 estimado em 1,6%, contra 1,4% em janeiro, já que o mercado de trabalho permanece forte. Mas o Fundo cortou as previsões para algumas das principais economias, incluindo a Alemanha, agora com previsão de contração de 0,1% em 2023; e o Japão, que deve crescer 1,3% este ano em vez da taxa de 1,8% prevista em janeiro.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global