CNA protocola pedido de liminar no STF para barrar invasões pelo MST a propriedades rurais
![]()
A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) protocolou um pedido de liminar, na noite desta quarta-feira (12), no STF (Supremo Tribunal Federal) para barras as invasões de terras pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e de outros movimentos semelhantes.
"A CNA tem a obrigação estatutária de promover a defesa e a proteção da categoria agropecuarista; representar, organizar e fortalecer os produtores rurais brasileiros; defender seus direitos e interesses, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor agropecuário; além de colaborar com as entidades congêneres no sentido de obter a paz social e o progresso econômico do País", informa a Ação Direta de Incostitucionalidade da instituição encaminhada ao ministro Nunes Marques.
Veja a íntegra do documento:
E como explicou o diretor jurídico da CNA, Dr. Rudy Ferraz, o pedido é fazer com que haja um monitoramento constante e impeça as práticas de esbulho possessório, "ou seja, a prática de invasão de propriedade rural. A confederação pede ainda que sejam apresentados relatórios e dados dos atos que possam vir a acontecer nos próximos dias.
"Nossa expectativa é de que o Supremo possa analisar essa medida cautelar e que a gente consiga estabelecer o estado democrático de direito", afirma Ferraz. Veja sua declaração completa:
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli