Crítico de Putin é condenado a 25 anos de prisão por traição
![]()
Por Andrew Osborn
MOSCOU (Reuters) - O crítico do Kremlin Vladimir Kara-Murza foi condenado a 25 anos de prisão por um tribunal de Moscou nesta segunda-feira, a sentença mais severa desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, depois de ser considerado culpado de traição e outros crimes que ele nega ter cometido.
Kara-Murza, de 41 anos, pai de três filhos e um político da oposição que possui passaportes russo e britânico, passou anos se manifestando contra o presidente Vladimir Putin e pressionou governos ocidentais a impor sanções à Rússia e a russos individualmente por supostas violações de direitos humanos.
Os promotores, que pediram uma pena de 25 anos, o acusaram de traição, entre outros crimes, e de desacreditar os militares russos depois de espalhar "informações sabidamente falsas" sobre sua conduta no que Moscou chama de "operação militar especial" na Ucrânia.
Em uma entrevista à CNN transmitida horas antes de sua prisão, Kara-Murza, cuja casa familiar fica em Washington, alegou que a Rússia é governada por um "regime de assassinos". Ele também usou discursos nos Estados Unidos e na Europa para acusar a Rússia de bombardear civis na Ucrânia, uma acusação que Moscou rejeita.
Depois de ouvir que foi condenado a passar os próximos 25 anos em uma colônia penal de segurança máxima, Kara-Murza disse que "a Rússia será livre", um conhecido slogan da oposição.
Ele também sorriu e -- segundo uma de suas advogadas, Maria Eismont -- afirmou que considerava a dura sentença um reconhecimento por seu efetivo trabalho como político de oposição.
Em seu discurso final ao tribunal na semana passada, Kara-Murza comparou seu julgamento, realizado a portas fechadas, aos julgamentos espetaculares de Josef Stalin na década de 1930. Ele se recusou a pedir ao tribunal que o absolvesse, dizendo que estava orgulhoso de tudo o que havia dito.
O Kremlin, quando questionado sobre o veredicto, disse que não comenta as decisões do tribunal.
0 comentário
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural