Ibovespa oscila com expectativa por arcabouço fiscal e alta de Petrobras
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava entre leves perdas e ganhos no início da tarde desta terça-feira, após ter trocado de sinal algumas vezes durante o pregão, à medida que notícias sobre o conteúdo do novo arcabouço fiscal se contrapunham à valorização de ações de empresas de commodities, com destaque para Petrobras.
Às 14:19 (de Brasília), o Ibovespa subia 0,08%, a 106.096,05 pontos. O volume financeiro somava 11,2 bilhões de reais.
O mercado aguardava pelo envio texto do arcabouço fiscal ao Congresso, previsto agora para esta terça-feira, em busca de mais detalhes sobre como serão calculadas as despesas e as receitas, detalhes que haviam ficado de fora da primeira apresentação da regra no fim do mês passado.
"O que está sendo em levado para votação parece pior do que parecia antes, com o governo tirando muita coisa da regra", disse Fernando Siqueira, chefe de research da Guide Investimentos. Uma menor confiança quanto ao cenário fiscal fazia os juros futuros abrirem, o que pesava nas ações de empresas ligadas a setores mais cíclicos, como construção e varejo.
Para as varejistas, ainda havia o potencial impacto da manutenção da isenção fiscal para encomendas internacionais de até 50 dólares entre pessoas físicas, conforme anúncio de Haddad. O governo recuou na medida, que visava combater contrabando de produtos por empresas de comércio eletrônico internacionais, e focará na fiscalização, segundo Haddad. Lojas Renner cedia 3,82%.
Na ponta positiva, a Petrobras avançava 2,85%, mais do que os leves ganhos do petróleo, e a mineradora Vale subia 0,67% após a atividade econômica chinesa --o país é o maior consumidor de aço do mundo-- crescer acima do esperado no primeiro trimestre. Um corte de recomendação do Citi limitava, porém, o desempenho da mineradora.
Outras empresas ligadas a commodities metálicas, como siderúrgicas, também tinham desempenho positivo na esteira dos dados da China. CSN, por exemplo, ganhava 1,63%,
Em Wall Street, os principais índices acionários operavam marginalmente no vermelho, com a temporada de balanços em foco após resultados de Goldman Sachs e Bank of America. Investidores também aguardavam por mais pistas sobre a política monetária do Federal Reserve (Fed).
(Por André Romani)
0 comentário
EUA insistem que Irã se comprometa a interromper ataques no Estreito de Ormuz, dizem autoridades
Irã nega ter solicitado negociações com EUA depois que Trump disse que diálogo continuaria
Dólar acompanha exterior e cai para a faixa dos R$5,10
Ibovespa salta quase 3% e orbita 178 mil pontos, após inflação reforçar aposta de queda da Selic em agosto
Relatório do Fed menciona aceleração da inflação
Wall Street ronda estabilidade antes de estreia da sul-coreana SK Hynix