Caso de Aujesky de São Gabriel (RS) terá sentinelas para comprovar fim do foco
Os conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa-RS) aprovaram nesta semana a aquisição dos animais que funcionarão como sentinelas na propriedade que registrou um caso do Mal de Aujeszky em São Gabriel no fim do ano passado. A medida é uma determinação do Ministério da Agricultura para o controle e erradicação da doença e a presença dos suínos sensíveis à doença poderá comprovar que não há mais atividade viral na localidade.
Leia mais:
+ Agricultura finaliza investigação sobre caso de Aujeszky em São Gabriel, no Rio Grande do Sul
Ao todo cinco suínos com até 60 dias de idade e oriundos de Granjas de Reprodutores Suínos Certificadas (GRSC) serão encaminhados à propriedade para a comprovação da ausência de atividade viral. Conforme Gabriela Cavagni, do Programa Nacional de Sanidade Suína na Secretaria da Agricultura, o procedimento é relativamente rápido. “Serão realizados dois testes sorológicos, com intervalo entre 14 e 21 dias entre eles. Caso os dois testes sejam negativos, o foco poderá ser considerado encerrado.”
O caso isolado foi registrado no final do mês de dezembro de 2022 e mobilizou todo o setor de sanidade do Rio Grande do Sul, tendo uma rápida solução e a realização de sorologia em mais de 100 propriedades localizadas no entorno do caso, num raio de cinco quilômetros. Além disso, propriedades de contato e o fluxo de animais na região também foram fortemente monitoradas.
O caso registrado não afetou as exportações gaúchas de carne suína mas reforça a importância das notificações dos produtores em caso de suspeitas. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, afirma que “desta forma foi possível agir com celeridade e conter a doença para que não se espalhasse para outras propriedades”.
0 comentário
Exportações de carne suína registram recorde histórico em março
Suinocultura começa 2026 pressionada e ainda sem reação clara nos preços
Mesmo com crise no Oriente Médio, exportações de carne de frango crescem 6% em março
Avicultura mantém equilíbrio em 2025, mas já enfrenta novos desafios em 2026
Suinocultura da Ucrânia enfrenta custo bilionário para atender normas da União Europeia
Aumento de ovos com poeira acende alerta na avicultura do Reino Unido