Plano fiscal focado na receita tem efeito benéfico menor na inflação, diz Campos Neto
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - Planos fiscais focados em ganhos de arrecadação geram um efeito benéfico mais fraco sobre a inflação, afirmou nesta terça-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
“A gente entende que é difícil fazer corte de despesa. Quando o plano fiscal, em qualquer lugar do mundo, é mais corte de despesa, ele tem efeitos mais benéficos na inflação. Quando o plano fiscal é mais de receita, não tem efeito tão benéfico na inflação”, disse.
Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Campos Neto ponderou que entende as limitações do Brasil e que o governo tem feito um grande esforço nessa área.
A proposta de arcabouço fiscal apresentada pelo governo determina que os gastos públicos crescerão continuamente acima da inflação, embora tenha limitadores para essa alta. O sucesso da regra, conforme avaliação de analistas e de membros do governo, dependerá de incrementos de receita.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem argumentado que o governo não vai aumentar tributos, mas precisa recompor sua base arrecadatória para que o arcabouço seja sustentável.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Dólar tem maior alta diária em 23 anos após vitória de Lula e fecha em R$5,4066
Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaportes
Ibovespa fecha em queda de quase 14% após reeleição de Lula acionar "circuit breaker"
Flávio Bolsonaro diz que pedirá cassação da chapa de Lula e se apresenta como novo líder da oposição
Reeleição de Lula aumenta incertezas fiscais e pode dificultar estabilização da dívida pública, diz Fitch
Taxas dos DIs disparam mais de 250 pontos-base após Lula superar Flávio na eleição