Cenoura/Cepea: Cotações atingem maior valor de 2023
Os preços da cenoura registraram alta em abril (até 20/04). Em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a cenoura “suja” foi vendida à média de R$ 77,50/cx de 29 kg, alta de 6,1% em relação a março.
O motivo foi a janela de colheita (causada pelas chuvas do início do ano), que restringiu a oferta e impulsionou ainda mais as cotações, que já estavam em níveis altos. O plantio e o desenvolvimento das áreas que seriam colhidas em abril foram afetados pelas chuvas de janeiro e fevereiro. Assim, o ciclo foi afetado, e as raízes precisaram de mais tempo para se desenvolver, restringindo a disponibilidade nas principais regiões produtoras e sustentando o aumento nos preços. Além disso, a qualidade das cenouras está ruim, reflexo da colheita antecipada e da incidência de doenças, como mela.
Mesmo com os problemas produtivos, o retorno está bastante positivo, com as cotações 150% superiores aos custos de produção estimados. A tendência é de que a oferta volte a se recuperar nos próximos dias, o que pode começar a baixar os preços no final de abril.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES