Concessões de empréstimos disparam 24% em março, segundo BC
![]()
(Reuters) -As concessões de empréstimos no Brasil avançaram 24,2% em março na comparação com o mês anterior, informou o Banco Central nesta quarta-feira, com o estoque total de crédito subindo 0,7% no período, a 5,361 trilhões de reais.
No mês, as concessões de financiamentos com recursos livres, nos quais as condições dos empréstimos são livremente negociadas entre bancos e tomadores, tiveram alta de 22,8% em relação ao mês anterior. Para as operações com recursos direcionados, que atendem a parâmetros estabelecidos pelo governo, houve avanço de 38,6% no período.
Em março, a inadimplência no segmento de recursos livres ficou em 4,6%, contra 4,5% no mês anterior.
Já as taxas bancárias médias subiram no mês passado. Os juros cobrados pelas instituições financeiras no crédito livre ficaram em 44,3%, um aumento de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior.
Nos recursos direcionados, houve alta de 1,1 ponto no mês, a 12,1%.
O spread bancário, diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa final cobrada do cliente, recuou para 31,5 pontos percentuais nos recursos livres, contra 31,6 pontos no mês anterior.
(Por Camila MoreiraEdição de Luana Maria Benedito)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global