Brasil está estudando maneiras de rastrear melhor a origem do gado, diz Fávaro
![]()
Por Ana Mano
(Reuters) - O governo federal está buscando maneiras de executar com mais eficiência a desafiadora tarefa de rastrear as origens do gado criado para abate, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quinta-feira.
É crucial para compradores, como frigoríficos, saber a origem exata do gado do Brasil, o maior exportador mundial de carne bovina, já que é crime a criação de gado em áreas de floresta desmatada ilegalmente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem prometido tomar medidas rigorosas contra crimes ambientais, e a verificação da origem do gado é fundamental para garantir que os animais não provenham de áreas desmatadas da Amazônia ou do Cerrado.
"O formato e o modelo estão abertos para discussão", disse Fávaro a repórteres durante um evento da indústria de carne bovina, referindo-se às propostas de verificação da origem do gado.
"Tem que ser passo a passo", disse ele, citando obstáculos como a falta de conectividade com a internet em certas áreas remotas onde o gado é criado. Fávaro destacou que não se pode exigir dos produtores algo para o qual eles não estão preparados.
O ministro disse que qualquer sistema que não seja verificável carece de credibilidade e equivaleria a um "greenwashing" (termo em inglês para referir-se a práticas sustentáveis enganosas), acrescentando que isso não ajudaria o Brasil a abrir novos mercados para sua carne.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse no mesmo evento que grileiros, e não fazendeiros, são os culpados pelo desmatamento da floresta amazônica.
(Reportagem de Ana Mano)
0 comentário
Carlito Guimarães acredita em redução de oferta de animais para ajustar mercado a partir de Agosto
Arroba perde mais de R$20 em duas semanas com frigoríficos reduzindo compras
Estratégia dos frigoríficos está funcionando e arroba perde mais de R$20 em duas semanas
Pressão sobre arroba do boi se intensifica mas frigoríficos não conseguem recompor escalas
A búfala Serena bateu recorde mundial de produção de leite ao produzir mais de 40 quilos durante torneio em Minas Gerais
Confinamento para último trimestre tem margens positivas mesmo diante de pressão nos preços da arroba