Futuros do óleo sobem mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira e grão intensifica altas
![]()
Os preços da soja continuam subindo na Bolsa de Chicago na sessão desta sexta-feira (5), mas intensificando as altas em relação ao movimento do início do dia. As cotações subiam entre 11,75 e 19,50 pontos nos principais contratos, com o julho valendo US$ 14,34 e o agosto, US$ 13,72 por bushel. No mesmo momento, os futuros do óleo de soja subiam mais de 3% na CBOT e, como explica o time da Agrinvest Commodities, é esse movimento o responsável por boa parte do suporte para os preços do grão nesta última sessão da semana.
Segundo a consultoria, o derivado sobe apoiado pela reversão do movimento de queda do petróleo, que também sobe forte nesta sexta; pela projeção dos estoques de óleo de palma na Malásia de aproximadamente 10% na comparação mensal e a reversão da tendência de queda do próprio óleo de soja em Chicago, que chegou a marcar sua mínima em 16 meses sem conseguir rompê-la.
"A demanda do mercado interno americano ainda tem que se fortalecer e está aproveitando os prçeos que estão nas mínimas de mais de um ano", explica o time da Agrinvest.
O contrato mais negociado, que agora é o julho/23, subia 3,8%, chegando a 54,46 cents de dólar por libra-peso.
Movimentos como estes dão espaço para os repiques entre os futuros da oleaginosa, já que a sensação do mercado ainda é de que faltam novidades fortes o suficientes para direcionar o mercado de forma mais clara e efetiva. Estas notícias poderiam começar a chegar com o novo boletim mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz no dia 12.
Nos fundamentos, a atenção é para o clima favorável nos Estados Unidos e às condições favoráveis para o avanço do plantio no país.
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro