Primeira live da parceria da ABIC com a Safras & Mercado aborda atual colheita
Na última quinta, 4 de maio, houve o primeiro evento da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a consultoria Safras & Mercado. A live teve como tema “A chegada da safra e o que pode mudar no mercado - uma análise da safra cafeeira de 2023 para a indústria”.
A apresentação foi mediada por Lessandro Carvalho, jornalista da Agência Safras, com participação de Gil Barabach, consultor da SAFRAS & Mercado e, nesta primeira edição, ainda teve a presença especial do presidente da ABIC, Pavel Cardoso.
Expectativas para safra 2023/24
Durante o evento on-line, houve apresentação de dados apurados pela Safras & Mercados em relação à próxima colheita. Os números apontam otimismo com o futuro, conforme explica Barabach: “Está se desenhando um aumento na produção de Arábica, com a projeção de 43,50 milhões de sacas”. A venda também deve subir, mas não muito, por conta do crescimento lento da economia brasileira. A diferença projetada entre consumo e produção resulta em um superávit de 45,15 milhões de sacas.
Nesse cenário, a expectativa é de aumento das exportações, retomando o market share internacional. Além disso, é possível esperar estoques mais confortáveis, podendo abastecer melhor o mercado com possível queda nos preços, se confirmada a previsão de safra cheia para o ano. Outro ponto levantado pelo consultor foi a valorização do Robusta no cenário internacional, motivado pela oferta curta no Vietnã e a safra menor na Indonésia.
Anúncio do 29º ENCAFÉ
Na live, também foi anunciado o início das inscrições do 29º Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), o maior do setor, que será realizado entre os dias 15 e 19 de novembro, no Resort Vila Galé, em Alagoas. Em 2023, com a celebração dos 50 anos da ABIC, o evento será ainda mais especial, com atrações exclusivas, lançamentos e momentos memoráveis. Os interessados em participar podem se cadastrar no site da Associação.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)