Produção manufatureira dos EUA tem forte aumento em abril
![]()
WASHINGTON (Reuters) - A produção manufatureira dos Estados Unidos saltou em abril, impulsionada por um aumento na produção de veículos automotores, mas a fabricação continua limitada por juros mais altos.
A produção manufatureira acelerou 1,0% no mês passado, informou o Federal Reserve nesta terça-feira. Já os dados de março foram revisados para mostrar que a produção nas fábricas caiu 0,8%, em vez dos 0,5% relatados anteriormente.
Economistas consultados pela Reuters previam que a produção avançaria 0,1% em abril. A produção caiu 0,9% na comparação anual no mês.
A produção de veículos automotores aumentou 9,3% no mês passado, após cair 1,9% em março. Excluindo veículos automotores, a produção manufatureira se recuperou 0,4%, após cair 0,7% em março.
A manufatura, que responde por 11,3% da economia norte-americana, tem sido prejudicada por custos de empréstimos mais altos, que estão afetando a demanda por bens, normalmente comprados a crédito. Os gastos também estão mudando de bens para serviços.
As empresas estão mantendo excesso de estoques à medida que a demanda diminui, reduzindo o incentivo para fazer mais pedidos às fábricas. A pressão também é vista no aperto das condições de financiamento dos bancos, o que pode tornar o crédito inacessível para algumas pequenas e médias empresas, bem como para os consumidores.
(Por Lucia Mutikani)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global