Secretaria de Agricultura lança o 22º Concurso Estadual Qualidade e Sustentabilidade do Café
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançará nesta quarta-feira (24/05), no Instituto Biológico, às 10hs, o 22º Concurso Estadual "Qualidade e Sustentabilidade do Café”.
Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, a edição deverá selecionar as 10 melhores amostras de cafés do Estado.
O concurso estadual é realizado anualmente, sempre no dia 24 de maio, quando é comemorado o Dia Nacional de Café. Os ganhadores serão divulgados na segunda quinzena de novembro deste ano. Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores do Estado de São Paulo, com amostras produzidas por eles nesta safra.
No evento, serão divulgados os vencedores da edição de 2022. O Concurso Estadual "Qualidade e Sustentabilidade do Café” permite agregar valor ao produto, divulgar a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura estadual junto aos consumidores, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.
O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, estimular melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade e fortalecer a cultura do café nas regiões produtoras do Estado de São Paulo.
Produção de Café no Estado de São Paulo
Em novembro de 2022 foi conduzido o primeiro levantamento de safra 2022/23 de café no estado de São Paulo, estimando-se colheita 4,75 milhões de sacas de 60 kg (corresponde a 284,9 mil toneladas do produto), representando avanço de 7,2% acima da safra cafeeira 2021/22 (setembro de 2022).
Observou-se expansão de 8,0% na estimativa da produtividade média do estado, contabilizada em 25,2 sc./ha. Entre os mais relevantes cinturões cafeeiros do estado, o mais elevado rendimento foi contabilizado na Regional de Bragança Paulista com 27,1 sc./ha, seguido pelo principal polo da lavoura, o cinturão francano, região de Franca, com 26,9 sc./ha. As Regionais de Marília e Ourinhos apontam expansão da produção frente ao fechamento da safra anterior, enquanto a Regional de São João da Boa Vista indica relativa estabilidade comparada à última colheita (+1,1% apenas). Os efeitos das geadas de 2021 ainda se fazem sentir na região da Mantiqueira já que, devido aos danos causados pelo intenso frio, muitos talhões tiveram que se submeter a podas de condução, visando a revitalização da superfície produtiva.
22º Concurso Estadual Qualidade e Sustentabilidade do Café
Local: Instituto Biológico
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana
Horário: 10h
0 comentário
Preços do café seguem voláteis nas bolsas internacionais, pressionados pelo clima e oferta
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais