Brasil eleva produção de petróleo em abril, Petrobras registra recuo, aponta ANP
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A produção de petróleo do Brasil em abril somou 3,141 milhões de barris por dia (bpd), aumento de 0,8% na comparação com o mês anterior e de 4,7% em relação a abril de 2022, mesmo que a Petrobras tenha apresentado queda na comparação anual, informou nesta sexta-feira a agência reguladora do setor, a ANP.
O aumento da produção nacional teve impulso de maior bombeamento em campos como Sépia e Mero, respectivamente quarto e quinto produtores, que sustentaram a produção de companhias como a francesa TotalEnergies, a terceira no ranking das maiores petroleiras do Brasil.
A produção de petróleo da Petrobras, maior produtora do país, somou pouco mais de 2 milhões bpd, queda na comparação com o volume de 2,18 milhões bpd no mesmo mês do ano passado --números que consideram o total por consorciado, e não como operadora.
A estatal sofreu impacto da menor produção de Tupi, o maior campo produtor do Brasil, na Bacia de Santos, além de um recuo na extração em Búzios e Sapinhoá, segundo e terceiro maiores.
Já a produção de petróleo da Shell, segundo produtora de petróleo no Brasil, somou 362,5 mil bpd, avanço em relação ao total de 341 mil bpd em abril do ano passado.
A francesa TotalEnergies manteve a terceira colocação na lista de maiores produtores de petróleo do país em abril, com 112,3 mil bpd, versus 66,5 mil bpd há um ano.
A TotalEnergies está em terceiro no ranking desde maio de 2022, superando a portuguesa Petrogal, que agora aparece na tabela da ANP com 95,8 mil bpd, contra 103,2 mil bpd na comparação anual.
A Petrogal tem 10% de participação no maior campo de petróleo do Brasil, Tupi, cuja produção caiu para 831,71 mil barris/dia (versus 857,5 mil bpd em abril do ano passado). A Petrobras é operadora desse ativo com 65% de participação, enquanto a Shell detém os 25% restantes.
Já a TotalEnergies tem 19,3% do campo unitizado de Mero, cuja produção saltou de cerca de 45 mil barris/dia em abril do ano passado para 131,7 mil barris/dia. A Shell também tem a mesma fatia neste campo, que é operado pela Petrobras (38,6%).
A companhia francesa também tem 28% no campo de Sépia, que registrou um salto anual na produção de mais de 30 mil barris/dia, para 144,2 mil barris/da.
Conforme a ANP, a instalação com maior produção de petróleo em abril foi a FPSO Carioca na jazida compartilhada de Sépia, com 163,981 mil bpd (volume que considera Sépia Leste, com 19,8 mil bpd).
GÁS
A produção total de gás natural do Brasil atingiu 141,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), aumento de 2,2% em relação a março de 2023 e 3,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo boletim da ANP com dados consolidados.
Já a produção total de petróleo e gás superou 4 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
No pré-sal, o total foi de 3,019 milhões de boe/d, ou 74,9% da produção brasileira.
0 comentário
Petróleo despenca 11% após Trump prever fim rápido para guerra com Irã
Casa Branca diz que preços do petróleo cairão quando objetivos de segurança nacional forem alcançados no Irã
Altas no diesel são injustificáveis, abusivas e colocam agronegócio brasileiro em alerta, dizem entidades do setor
Petróleo cai após previsão de Trump sobre fim da guerra no Oriente Médio
EUA consideram vender petróleo da reserva estratégica, diz secretário de Energia
Preços do petróleo saltam 7% com guerra do Irã e atingem máxima desde 2022