Rússia não vê perspectivas para nova renovação do acordo de grãos do Mar Negro
![]()
(Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta segunda-feira que não vê perspectivas de estender o acordo de exportação de grãos do Mar Negro, que deve expirar em meados de julho, informaram duas agências de notícias russas.
A TASS citou o ministério dizendo que as consultas com as Nações Unidas continuam e que as inspeções de navios foram retomadas. A RIA disse que uma nova rodada de negociações entre Rússia e ONU acontecerá em Genebra em 9 de junho.
O acordo foi originalmente negociado pela Turquia e pelas Nações Unidas em julho passado para permitir que a Ucrânia retomasse as exportações de seus portos do sul, que haviam sido bloqueados pela Rússia desde o início de sua invasão.
Para ajudar a convencer a Rússia a apoiar o acordo, um pacto de três anos também foi firmado em julho passado, no qual a ONU concordou em ajudar Moscou a realizar seus embarques de alimentos e fertilizantes.
A Rússia ameaçou repetidamente encerrar o acordo, reclamando que ainda existem obstáculos para suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes.
O país também exige a reabertura de um duto que transporta amônia da Rússia para o porto ucraniano de Pivdennyi no Mar Negro, conhecido em russo como Yuzhny, para exportação para mercados globais, e a reconexão de seu banco agrícola Rosselkhozbank à rede internacional de pagamentos Swift.
O acordo foi renovado pela última vez em 18 de maio e a Rússia concordou em prorrogá-lo por mais 60 dias, até 17 de julho.
0 comentário
Produção de grãos da China aumenta 1,2% em 2025, atingindo novo recorde
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
Em novembro, IBGE prevê safra de 345,9 milhões de toneladas para 2025 e de 335,7 milhões de toneladas para 2026
Conab: Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
Arroz/Cepea: Demanda esboça reação, mas preço segue em queda
Planície Costeira Externa é a primeira região a finalizar semeadura de arroz no Rio Grande do Sul