Suécia diz que permitiria tropas da Otan no país antes de adesão
![]()
ESTOCOLMO (Reuters) - A Suécia permitirá que a Otan estabeleça tropas em seu território antes mesmo de ingressar formalmente na aliança de defesa, disseram o primeiro-ministro e o ministro da Defesa do país nesta sexta-feira.
A Suécia se candidatou no ano passado para ingressar na Otan como resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia. As objeções da Turquia e da Hungria têm atrasado a adesão e a Suécia agora espera participar de uma cúpula da aliança militar na Lituânia no próximo mês.
"O governo decidiu que as Forças Armadas suecas podem realizar preparativos com a Otan e os países da Otan para permitir futuras operações conjuntas", disseram o primeiro-ministro Ulf Kristersson e o ministro da Defesa, Pal Jonson.
"Os preparativos podem consistir em basear temporariamente equipamentos e pessoal estrangeiro em território sueco. A decisão envia um sinal claro à Rússia e fortalece a defesa sueca", disseram eles em um artigo de opinião no jornal Dagens Nyheter.
A Rússia pode permanecer no futuro próximo como uma ameaça contra os países vizinhos, disseram eles, que não têm certeza da extensão das ambições territoriais do presidente Vladimir Putin.
A Finlândia, país nórdico que tem uma longa fronteira com a Rússia, aderiu à Otan em abril.
(Reportagem de Anna Ringstrom)
0 comentário
Ceron diz que parte dos Estados pediu até 2ª-feira para decidir sobre subvenção ao diesel importado
Ações caem nos EUA e Dow confirma território de correção, conforme tensões no Oriente Médio se arrastam
Dólar tem leve baixa em meio a fluxo para o Brasil e esperança de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em baixa, mas acumula ganho semanal
Moraes limita compartilhamento de dados financeiros do Coaf
EUA finalizam cotas de mistura de biocombustíveis para 2026/27