Exportação de soja do Brasil tem forte início em junho, embarque de açúcar avança
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil até a segunda semana de junho registrou média diária de 768,3 mil toneladas, alta de 61,5% ante o registrado na média do mesmo mês completo de 2022, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.
O volume embarcado de soja no acumulado do mês até a segunda semana somou 4,6 milhões de toneladas, versus 9,99 milhões de toneladas em junho completo do ano passado, segundo a Secex.
As informações preliminares da Secex apontam, por ora, uma alta mais forte na comparação com as projeções de embarque do setor privado.
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) projetou na semana passada aumento de mais de 30% nas exportações da oleaginosa em junho versus o mesmo mês de 2022.
O Brasil deverá exportar volumes recordes de soja em 2023, acima de 90 milhões de toneladas. De janeiro a junho, a Anec projeta embarques de 64,45 milhões de toneladas.
Exportadores tiram proveito da grande produção brasileira, enquanto focam a oleaginosa antes da chegada de maiores volumes do milho, com a colheita da segunda safra em seu início. O cereal tende a disputar espaço nos portos com a oleaginosa nos próximos meses.
A exportação de milho neste mês ainda está mais fraca. Atingiu até a segunda semana média diária de 38,5 mil toneladas, versus 47,1 mil ao dia no mesmo mês completo de 2022, segundo a Secex.
Já a exportação de açúcar aumentou mais de 10% na média diária.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli