Antes da próxima safra, produtor rural terá que parar, respirar e organizar sua gestão
Podcast
Antes da próxima safra, produtor rural terá que parar, respirar e organizar sua gestão
![]()
O especialista em gestão empresarial Marcelo Prado e o economista Antônio da Luz foram consonantes sobre quais os próximos passos que o produtor rural terá que tomar neste momento. Para eles, como afirmaram na discussão do Conexão Campo Cidade desta semana, o cuidado com a gestão será decisivo para a rentabilidade da produção rural na safra 23/24.
Com a queda dos preços de soja e milho a valores que reduziram a quase zero – em alguns casos até mesmo números negativos – a margem de lucro do produtor, o produtor precisa analisar a situação financeira e pensar como vai gerenciar sua produção, antes de tomar qualquer decisão, como afirmaram Marcelo e Antônio.
Primeiro conselho: faça operações de Barter
Marcelo Prado colocou como primeiro conselho aos produtores para a próxima safra a realização de operações de Barter, ou seja, troca de insumos por uma parcela da produção. Assim, o agricultor consegue cobrir os custos com fertilizantes e defensivos usando uma parte do que irá plantar.
Com o restante, o produtor precisa ficar atento com as influências sobre o mercado, que dão volatilidade aos preços, como demanda internacional, clima nos Estados Unidos, guerra entre Rússia e Ucrânia e outros fatores, que podem abrir janelas de oportunidades com bons preços.
Principal queda de preços aconteceu no Brasil por problema de infraestruturas
Antônio da Luz, por sua vez, reforçou que a queda de preços da soja não foi um problema mundial, mas sim do Brasil, que viu os prêmios ficarem negativos por conta da falta de infraestrutura para escoar a safra.
Por esse motivo, ele ainda espera que entre os meses de julho e outubro, depois que os portos brasileiros estiverem mais vazios e antes que a safra americana seja colhida, os prêmios pagos no Brasil estarão mais altos e o produtor encontrará preços melhores.
Com os problemas de infraestrutura, com proceder para a safra 23/24?
Já está previsto um aumento de área para a safra 23/24 no Brasil, como destacou Antônio da Luz. Se a produção foi semelhantes a este ano, sem avanços na infraestrutura, o produtor terá os mesmos problemas. Por isso, o economista afirmou que o agricultor vai precisar parar para respirar, antes de começar a próxima safra e organizar seu fluxo de caixa.
Agora no Brasil existe um período de sazonalidade de queda de preços quando chega no pico da colheita. O problema é que esse momento coincide com o vencimento das dívidas do produtor. Dessa forma, será essencial reorganizar a gestão da atividade rural para manter a rentabilidade.
0 comentário
Agricultores veem aumento no preço dos fertilizantes com guerra do Irã bloqueando exportações
Índice STOXX 600 apaga ganhos iniciais conforme conflito no Oriente Médio se estende
Silagem inteligente: como reduzir custo e risco na pecuária intensiva
Produtores de Ubá ainda contabilizam os prejuízos causados pela forte chuva na Zona da Mata
Wall Street recua com investidores avaliando riscos da guerra no Oriente Médio
IAC recomenda estratégias de manejo na cana para aumento da produtividade agroindustrial