Cidasc registra primeiro caso de gripe aviária e Governo reforça protocolo de contenção
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informa a detecção de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP) em Santa Catarina, no município de São Francisco do Sul, em ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real (Thalesseus maximus).
As amostras foram processadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como referência internacional em diagnóstico de Influenza Aviária. O diagnóstico foi confirmado no dia 26 de junho de 2023, no final do dia.
A ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves silvestres não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de IAAP, portanto, não impactando no comércio internacional de produtos avícolas de Santa Catarina como consequência da notificação.
Não há propriedades de produção comercial no raio de 25 Km do foco localizado em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina.
Estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas e silvestres na região. A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pela Cidasc para evitar a disseminação da IAAP e proteger a avicultura catarinense.
Recomendamos a comunicação imediata à Cidasc em caso de aves de qualquer espécie apresentando sinais clínicos de Influenza Aviária (sinais respiratórios, neurológicos, tais como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita). Essa comunicação pode ser realizada utilizando o sistema e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET, ou ainda, diretamente em um escritório local da Cidasc, contatos disponíveis no site.
Aves silvestres mortas ou com sinais clínicos da doença não devem ser manipuladas.
Não há evidências de que o consumo de carne de aves ou de ovos ofereça risco à saúde humana.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), buscando dar transparência e agilidade nas informações, disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta de casos confirmados do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1.
https://mapa-indicadores.agricultura.gov.br/publico/extensions/SRN/SRN.html
0 comentário
Empresa do Paraguai realiza primeira exportação de frango Halal para Singapura
África do Sul entra em período crítico enquanto Nigéria concentra novos surtos de Influenza aviária no continente
Friella abate 4 mil suínos/dia e supera 450 toneladas de produção, consolidando expansão no mercado nacional
Nutrição de poedeiras: consistência da farinha de soja impacta desempenho, qualidade de ovos e custo de produção
Suinocultura europeia: adequação da Ucrânia às normas da UE exigirá investimento milionário e reestruturação das granjas
Paraná registra recorde na produção de suínos