Eletrobras deve ser grande player em leilão de transmissão de 6ª-feira, diz ministro do MME
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira que espera que a Eletrobras seja um grande player no leilão de transmissão que acontece na sexta-feira.
"Eu espero uma participação muito ativa da Eletrobras. A notícia que nós temos é que ela será um grande player em alguns dos 26 lotes que serão ofertados amanhã" disse o ministro em entrevista à CNN Brasil.
O leilão de linhas de transmissão de energia, com investimento previsto de 15,7 bilhões de reais, será o primeiro de três que irão destravar investimentos de cerca de 200 bilhões de reais em energia eólica e solar no Brasil, disse Silveira. O certame também é o primeiro de 2023.
Ele acrescentou que espera contar com uma forte participação de empresas estrangeiras, dizendo ter "absoluta convicção" da participação da chinesa State Grid, do grupo espanhol Iberdrola, da portuguesa Energias de Portugal (EDP) e de "muitos outros players".
Segundo comunicado do ministério, trata-se de um dos maiores leilões já realizados na história do segmento de concessões para serviço público de transmissão de energia elétrica.
Ao todo, serão construídos 33 empreendimentos, entre 36 a 66 meses, nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
O evento acontece na sexta-feira às 10h, na sede da B3, em São Paulo.
(Reportagem de Patricia Vilas Boas)
0 comentário
Agroconsult eleva previsão de safra 25/26 de algodão do Brasil para recorde de 4,5 mi t
Petróleo volta aos US$ 100 com choques geopolíticos e puxa soja e grãos em Chicago
Setor de fertilizantes defende medidas urgentes para aliviar custos do produtor rural
Conflito no Estreito de Taiwan seria desastroso, diz embaixador de fato dos EUA na ilha
Relação de troca para a safra 26/27 no Brasil consegue driblar alta volatilidade do mercado de fertilizantes
Boa Tarde Agro: Plantio iniciado no Brasil com preços melhores da soja 26/27; clima preocupando para trigo e milho no RS