Atividade empresarial da zona do euro sofre contração em junho, mostra PMI

Publicado em 05/07/2023 07:32

Logotipo Reuters

 

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial da zona do euro entrou em território de contração no mês passado em meio a uma desaceleração generalizada no setor de serviços e um declínio cada vez maior da produção industrial, mostrou uma pesquisa.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto final do HCOB, compilado pela S&P Global e visto como um bom indicador da saúde econômica geral, caiu para 49,9 em junho, ante 52,8 em maio.

Assim, ficou abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pela primeira vez desde dezembro, e abaixo da preliminar de 50,3.

O PMI dai indpustria divulgado na segunda-feira mostrou que a atividade manufatureira contraiu mais rápido do que se pensava inicialmente. Nesta quarta, o PMI final do setor de serviços caiu para 52,0 de 55,1, abaixo da preliminar de 52,4.

"Todos os principais países do euro voltaram a perder impulso considerável. A desaceleração no crescimento da atividade empresarial foi acompanhada por um aumento mais fraco em novos negócios, aumentos de preços mais baixos e uma queda nas expectativas de negócios", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank .

O subíndice de novos negócios no setor de serviços ficou um pouco acima do ponto de equilíbrio, em uma mínima de cinco meses de 51,0. A leitura preliminar foi de 51,3 e em maio foi de 53,3.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário