Com parceria da illycaffè, o programa socioambiental brasileiro Viveiro de Atitude já beneficiou cerca de 50 mil pessoas
A illycaffè, primeira empresa italiana de café a obter a certificação B-Corp, é parceira do Viveiro de Atitude, programa socioambiental desenvolvido no Brasil pela Cooperativa do Cerrado Mineiro - monteCCer, que reúne produtores de café de Monte Carmelo, no estado de Minas Gerais, com o objetivo de criar iniciativas e projetos para a conservação do bioma Cerrado e, ao mesmo tempo, criar valor social.
O Viveiro de Atitude produz anualmente mais de 140 espécies de árvores nativas da região do Cerrado, como: Acácia do Cerrado, Ipê, Copaíba, Barauna, Cedro Rosa, dentre outras, além de árvores frutíferas. Todas são disponibilizadas à comunidade em geral, a fazendas vizinhas ou a zonas urbanas da região. Através do cultivo de plantas nativas no território, é possível proteger os aquíferos e o bioma da região do Cerrado.
O trabalho socioambiental desenvolvido pelo projeto, que de maio de 2022 até abril de 2023, produziu cerca de 107.000 mudas das 140 espécies ainda prevê a captura de cerca de 5.151 toneladas de CO2 da atmosfera em um período de 20 anos, levando em consideração a produção anual de mudas.
Com programas de educação ambiental, o projeto fomenta o aumento da superfície das florestas, preserva as nascentes e conserva a biodiversidade, elementos fundamentais para combater os efeitos das mudanças climáticas e, assim, proteger a produção agrícola e principal da cafeicultura.
Todos os anos, o Viveiro vende cerca de 60 mil mudas e doa o lucro a instituições locais, que o utilizam para desenvolver projetos sociais. Graças aos fundos angariados, nos últimos anos foi possível criar serviços pós-escolares para crianças e construir espaços adaptados às necessidades dos idosos. Em três anos, mais de 50.000 pessoas foram beneficiadas, de forma direta e indireta, pelo projeto.
"O crescimento sustentável não pode ser separado da proteção do ambiente e da comunidade, elementos que devem alimentar-se mutuamente, produzindo um círculo virtuoso - explica Cristina Scocchia, CEO da illycaffè - apoiamos o Viveiro de Atitude desde o início porque acreditamos no valor da colaboração e da partilha de conhecimentos para desenvolver projetos que promovam a criação de valor social e ambiental a longo prazo".
Como Benefit Corporation, a illycaffè acredita na necessidade de construir um sistema capaz de se regenerar, garantindo o bem-estar das pessoas e do planeta. É por isso que a empresa trabalha lado a lado com os produtores de café, treinando-os para uma qualidade sustentável e apoiando projetos que criam valor para a comunidade e o meio ambiente.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta