Zelenskiy visita Dnipro e discute situação no campo de batalha ucraniano
![]()
KIEV (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, visitou Dnipro no sudeste da Ucrânia nesta quinta-feira para discutir a situação no campo de batalha, suprimentos para as tropas e como fortalecer as defesas aéreas.
"Começamos o dia de trabalho em Dnipro", disse Zelenskiy no aplicativo de mensagens Telegram em um vídeo dele liderando uma reunião com comandantes militares e autoridades do governo.
"Como sempre, prestamos muita atenção ao fornecimento de munições para nossas tropas. A eficiência do uso dos sistemas de defesa aérea existentes e o reforço do escudo aéreo, levando em consideração o fornecimento de parceiros", afirmou.
A cidade de Dnipro, um importante centro econômico no sudeste da Ucrânia, não está longe da linha de frente que se estende a partir de Kherson no sul, através da região de Donbas e mais ao norte até a região de Kharkiv.
A cidade tinha uma população pré-guerra de cerca de 1 milhão de pessoas e se tornou um centro logístico e humanitário para a Ucrânia desde a invasão em grande escala da Rússia em 24 de fevereiro de 2022.
Zelenskiy disse que discutiu uma revisão dos escritórios de recrutamento em todo o país que foi lançada após várias alegações de corrupção e reclamações sobre o processo de mobilização.
"A inspeção abrangente... está chegando ao fim. Onze regiões estão sob controle especial", afirmou.
Mais cedo nesta quinta-feira, autoridades ucranianas disseram que as forças russas atingiram a infraestrutura portuária na região de Odessa em um ataque noturno com mísseis, matando um guarda de segurança e danificando um terminal de carga.
(Reportagem de Olena Harmash)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC