Produtor: Inscreva a sua amostra de café no Coffee of The Year 2023!
Estão abertas as inscrições para o Coffee of The Year 2023! O concurso tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O COY consiste no recebimento das amostras enviadas pelos produtores, que serão submetidas a um processo de avaliação por uma Comissão de Julgadores formada por especialistas nacionais e comandada pelo professor Leandro Paiva. Do total, serão selecionadas as 180 melhores amostras de cafés, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora, que cumpram os requisitos descritos no regulamento.
Essas amostras seguem para a fase final durante a Semana Internacional do Café (SIC), onde serão disponibilizadas para prova e degustação na sala de Cupping&Negócios. As 10 melhores amostras de café arábica e as 5 melhores de café canéfora participarão do voto popular através da degustação às cegas, pelo método filtrado, nas garrafas térmicas distribuídas no espaço Coffee of The Year. A divulgação da ordem dessas amostras finalistas e a premiação acontecem no último dia de feira (10/11).
Atenção para as regras:
Produtores de café arábica e canéfora devem primeiramente se inscrever no sistema Sympla e pagar uma taxa de inscrição de R$ 170. Importante: Anote o número que aparecerá na tela após a sua inscrição!
Na sequência será necessário preencher uma ficha on-line (que será recebida através do e-mail), imprimi-la e anexá-la junto a amostra de 5 kg de café, que deve ser enviada para:
IFSULDEMINAS – CAMPUS MACHADO
A/C PROFESSOR LEANDRO PAIVA – NÚCLEO DE QUALIDADE DE CAFÉ
CONCURSO COFFEE OF THE YEAR 2023/ SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
RODOVIA MACHADO PARAGUAÇU KM 03 – BAIRRO SANTO ANTÔNIO
CEP 37750-000 – MACHADO (MG)
Atente-se:
A amostra de café verde inscrita deverá ser da safra corrente (2023/2024), da espécie Coffea arabica ou Coffea canephora. Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos:
Via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural);
Via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos);
Fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos - na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados - são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de microrganismos.
Atenção! Serão desclassificados cafés com adição artificial no processo fermentativo que não são microrganismo ou o próprio café, como por exemplo: melado, açúcares, polpas, especiarias, entre outros.
Para mais informações entre em contato através do e-mail [email protected]
0 comentário
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)