Expansão de serviços na China acelera em julho, mostra PMI do Caixin
![]()
PEQUIM (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu a um ritmo ligeiramente mais rápido em julho, sustentada por um salto nos negócios na temporada de viagens de verão, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quinta-feira, compensando parcialmente o impacto da fraqueza na indústria.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 54,1 em julho, de 53,9 em junho, marcando expansão da atividade no setor de serviços pelo sétimo mês consecutivo. A marca de 50 pontos separa expansão de contração da atividade.
Os dados contrastaram com uma pesquisa oficial na segunda-feira, que mostrou que a atividade de serviços continuou a diminuir. Analistas disseram que as diferentes composições das empresas pesquisadas e metodologias podem explicar a divergência.
A segunda maior economia do mundo teve uma recuperação sólida no primeiro trimestre depois que as rígidas restrições contra a Covid foram repentinamente removidas no final do ano passado, mas a recuperação enfraqueceu rapidamente nos últimos meses, à medida que a demanda doméstica e externa enfraquece.
As autoridades lançaram uma série de medidas nas últimas semanas para apoiar a recuperação, embora os detalhes sejam escassos e os investidores esperem mais por vir.
"Em termos de políticas, as principais prioridades ainda devem ser garantir empregos, estabilizar as expectativas e aumentar a renda familiar", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.
As empresas disseram que condições operacionais melhores, maior número de clientes e lançamentos de novos produtos impulsionaram as vendas no início do terceiro trimestre, de acordo com a pesquisa privada. O subíndice de novos negócios acelerou em relação a junho, mas ainda ficou abaixo da média da série.
Analistas disseram que as viagens de verão poderiam ter ajudado com o consumo relacionado, embora as vendas de alguns itens caros tenham permanecido mornas, tornando o quadro de julho das vendas no varejo misto.
O PMI composto da Caixin/S&P, que inclui tanto a atividade industrial quanto a de serviços, caiu para 51,9 de 52,5 em junho, marcando o sétimo mês consecutivo de expansão. No entanto, a taxa de crescimento foi a mais fraca registrada desde janeiro.
(Reportagem de Ellen Zhang e Ryan Woo)
0 comentário
Wall Street encerra em baixa por crescentes preocupações com inflação
Dólar sobe aos R$5,0664 puxado pelo cenário político no Brasil e pelo exterior
Ibovespa fecha em queda com ruído político local
Governo revisa regra que exigia publicação das margens de distribuidoras de combustíveis
Wall St cai na abertura com salto de rendimentos por preocupações com a inflação
Dólar supera R$5,05 pressionado por exterior e política local