Em Cláudia (MT), colheita da safrinha já terminou, mas com frustração na média de produtividade, diz liderança local
Em Cláudia (MT), colheita da safrinha já terminou, mas com frustração na média de produtividade, diz liderança local
![]()
A colheita do milho safrinha em Cláudia, no Mato Grosso, foi finalizada na última semana, conforme explica o presidente do Sindicato Rural do Município, Sérgio Ferreira. Ele explica que a expectativa da média de produtividade este ano foi frustrada, principalmente, por conta do clima, com chuvas irregulares e calor na parte da noite.
Ferreira descreve que, inicialmente, a previsão era de uma média de produtividade para o milho em torno de 140 a 170 sacas por hectare, mas que após a colheita finalizada, a média geral para o Município ficou entre 120 a 130 sacas por hectare.
Para além da produtividade menor, a liderança ainda conta que os preços de venda mais baixos vão fazer com que muitos produtores não consigam “fechar a conta”, uma vez que poucos travaram negócios antecipados, quando o preço da saca do cereal estava acima dos R$ 40,00.
Há ainda uma preocupação com a safra de soja, cujo período de plantio foi encurtado no Estado, ficando estabelecido entre 16 de setembro a 24 de dezembro. “Preocupa por causa da possibilidade de replantio. Há nas previsões a possibilidade de que haja chuva no início, mas que elas cortem depois”, disse.
0 comentário
Milho recua na B3 nesta 6ªfeira, mas ainda acumula valorizações ao longo da semana
Mercado do milho brasileiro atento ao clima e ao câmbio nessa reta final de 2025
Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México